Título, subtítulo, autores. Búsqueda en www.agter.org y en www.agter.asso.fr
Búsqueda en texto completo con Google
Versión Española: Eficiencia y eficacia económica del uso del agua agrícola por parte de la agricultura familiar
Uma publicação da Comissão Agricultura e Alimentação (C2A) de Coordination Sud
Escrito por: Michel Merlet, Frédéric Apollin, Patricia Toelen, Yves Richard
Fecha de redaccion:
Organizaciones: Association pour contribuer à l’Amélioration de la Gouvernance de la Terre, de l’Eau et des Ressources naturelles (AGTER), Groupe de Recherches et d’Echanges Technologiques (GRET), Agronomes et Vétérinaires Sans Frontières (AVSF), Coordination nationale des ONG françaises de solidarité internationale (Coordination Sud)
Tipo de documento: Artículo / documento de difusión amplia
Desde 2011, o grupo de trabalho « Água Agrícola » (AVSF, Gret, Agter) da Comissão Agricultura e Alimentação (C2A) da Coordination Sud trabalha para construir e difundir uma argumentação e uma articulação política (advocacy) em favor do acesso a água dos pequenos agricultores dos países em desenvolvimento.
Desfazendo ideias pré-concebidas, o grupo lembrou que: todos os agricultores não desperdiçam água ! Muito pelo contrário, os pequenos produtores rurais do mundo possuem saberes-fazer tradicionais coletivos e individuais que comprovaram uma gestão sustentável da água a serviço da coletividade. Estes saberes e práticas ganhariam se fossem reconhecidos e promovidos diante do modelo agrícola intensivo em capital e, geralmente, grande consumidor de água que domina os debates e influencia nas políticas.
O grupo também ressalta que a água é um bem comum que deve primeiramente servir ao interesse geral e cuja partilha não pode ser ditada somente pelas leis do mercado. A água é um bem essencial e do qual os produtores familiares dos países em desenvolvimento dependem fortemente para a produção de alimentos : cultivos em regimes pluviais, cultivos irrigados, dessedentação do rebanho, recursos haliêuticos. Com uma concorrência acrescida para este recurso, cada vez mais agricultores são espoliados de seus direitos históricos de acesso à água, mesmo sendo um fator de produção essencial. As agriculturas familiares detêm, portanto um potencial imenso para responder aos desafios de segurança alimentar, de igualdade social e de sustentabilidade ambiental. É necessário, então, lhes garantir este direito de acesso à água.
Ler o documento completo (carregável na parte inferior da página)