français | español | english
Fondo Documental Dinámico
sobre la gobernanza de los recursos naturales en el mundo

Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade de la Universidad Federal Rural de Rio de Janeiro (Brasil) (UFRRJ-CPDA)

Sitio web de la Organización: r1.ufrrj.br/cpda/

O CPDA é um programa interdisciplinar de ensino, pesquisa, extensão e intercâmbio em Ciências Sociais aplicadas ao conhecimento do mundo rural e áreas afins. Criado como Mestrado em 1977, passou a oferecer Doutorado a partir de 1995. Atualmente também oferece estágios de Pós-doutorado.

O CPDA/UFRRJ vem recebendo, ao longo de sua trajetória, alunos de diversificada formação acadêmica (Economia, Engenharia Agronômica, Ciências Sociais, História e Geografia, entre outras) e originários de todas as regiões brasileiras, de diversos países latino-americanos e de países africanos de língua portuguesa.

Centro de excelência em estudos agrários e do sistema agroalimentar brasileiro, possui uma forte vocação latino-americana, o que resultou em sua escolha pela FAO, em 1987, para ser a sede regional do Mestrado em Planejamento e Políticas de Desenvolvimento Agrícola e Rural para América Latina e Caribe. Este programa, que formou quatro turmas de mestres entre 1990 e 1999, foi desenvolvido em colaboração com professores da Itália e de outros países da União Européia, através de programas de cooperação institucional. Nos últomos dez anos, a chegada de discentes da África visando formação nos níveis de Mestrado e Doutorado, tem ampliado a inserção internacional do Programa.

Desde sua origem, o CPDA vem participando regularmente de diversas atividades de intercâmbio tanto nacionais como internacionais. Exemplos disso são o Projeto de Intercâmbio de Pesquisa Social em Agricultura (Pipsa), que funcionou sob a coordenação do CPDA entre 1979 e 1984 e o fato de abrigar a Secretaria Executiva da Rede de Instituições vinculadas à Capacitação em Economia e Políticas Agrícolas na América Latina e Caribe (REDCAPA), uma rede de cooperação que compreende mais de cinqüenta universidades e centros de pesquisa da região, da Europa e da América do Norte, incluindo ainda programas de capacitação à distância, coordenados pelo CPDA.

Reconhecendo seus esforços no sentido de se afirmar como um centro de pesquisa e intercâmbio de caráter multidisciplinar, o CPDA, em 1996, foi escolhido como um dos núcleos para participar do Programa de Apoio a Grupos de Excelência (Pronex), através do projeto «â€¯Integração das pesquisas em desenvolvimento, agricultura e história social », em parceria com o Laboratório do Tempo Presente, do Programa de Pós-graduação em História Social (IFCS/UFRJ).

O CPDA edita, desde 1993, a revista semestral Estudos Sociedade e Agricultura, dedicada à problemática do mundo rural. A revista vem ocupando um lugar importante entre as publicações científicas brasileiras.

Credenciado pelo Conselho Federal de Educação (Parecer 536/86) e recredenciado pelo Parecer 190/94, o Curso é recomendado pelo PICDT da Capes em níveis de Mestrado e Doutorado e é avaliado pela Comissão de Sociologia da Capes. Participa dos programas de bolsas de estudo do CNPq, da Capes (demanda social e PEC/PG) e da Faperj.

Vídeos